Como planear a criação de um negócio e erros a evitar

28-10-2016

  Na criação de um negócio deve-se empreender por oportunidade e não por necessidade. Seja como uma alternativa ao desemprego, ou resultante de um desejo pessoal, independentemente do motivo, todos os novos negócios procuram o mesmo: alcançar o sucesso.

  * Modelos de negócio

  Todos os modelos possuem vantagens e desvantagens que requerem uma análise cuidada na hora de tomar uma decisão definitiva. Existem várias possibilidades para desenvolver um negócio empresarial, tais como: franchising, join ventures, criação da própria marca, ou até mesmo em parceria com outros empresários ou de forma cooperativa.

* Modelos de distribuição
 Formas possíveis de comercialização de produtos, isto é, fazer chegar ao cliente final: loja, catálogos, loja online, por telefone, através de correio.
  Comercializar produtos na internet ou por telefone reduzem custos operacionais.

* Segmentos do mercado
 Há três grandes segmentos de mercados, B2B para as empresas; B2C para o cliente particular; B2A para o Estado, cada um com as suas especificidades.

  Para que alcance o sucesso, necessita de planos, de estratégia, de financiamento e de mercado, e principalmente, de uma equipa motivada. O caminho para o sucesso tem obstáculos e há alguns erros que podem arruinar o seu negócio:

- Dispersar-se
- Descurar o tempo
- Ignorar a concorrência
- Não apostar na inovação
- Contratar as pessoas erradas
- Ter uma equipa desmotivada
- Assumir que sabe tudo

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