Franchising – conheça as vantagens e desvantagens
O franchising é uma das estratégias de expansão utilizadas pelas empresas e traduz-se pela venda do direito de utilização da marca a uma pessoa ou empresa.
* Vantagens do franchising
Comparado com a criação de um negócio "independente", existem diversas vantagens em iniciar um negócio no regime de franchising, sendo a mais importante o facto do risco associado ao investimento ser menor, fruto da experiência de negócio da empresa-mãe por via de haver uma estrutura e uma estratégia melhor organizada. Pelo lado dos clientes, o reconhecimento da marca fará com que o potencial de vendas seja maior desde o início de atividade mas o reconhecimento por parte dos fornecedores é também importante. Trabalhar dentro de uma rede de lojas permite também ter um certo grau de proteção no que diz respeito à concorrência e ao know how específico do negócio fornecido pela empresa-mãe sendo um fator de sucesso que poderá impulsionar o negócio.
* Desvantagens do franchising
Para usufruir do exemplo de vantagens atrás enumeradas, o franchisado tem de pagar à empresa-mãe. Por um lado, este pagamento é feito em troca do usufruto da marca e do conhecimento técnico transmitido e por outro, como contribuição para um fundo destinado aos gastos em publicidade e marketing. É importante frisar também que o o franchisado é obrigado a seguir as regras do franchisador (empresa-mãe) que foram estipuladas no contrato assinado.
Em ambos os casos, o empreendedor deverá negociar o contrato com a empresa-mãe e avaliar quais as melhores condições que consegue para que o negócio seja sustentável e financeiramente recompensador.