#SEGUROS - Plano de capitalização de poupanças (Como fazer um pé-de-meia para a reforma) [Investimentos/Poupanças]

12-12-2016

  Plano de capitalização de poupanças

*Como fazer um pé-de-meia para a reforma - (Investimentos/Poupanças)

  A mais do que provável diminuição do valor das pensões a receber da Segurança Social, por razões económicas e demográficas, começa a ser cada vez mais imperativo a cada pessoa, para garantir uma velhice confortável, ir construindo ao longo da vida o seu próprio pé-de-meia servindo de complemento à reforma paga pela Segurança Social. Conheça algumas dicas que poderão ser úteis na hora de escolher um PPR ou outros produtos de poupança para a reforma.

# PRODUTO ADEQUADO AO PERFIL DE RISCO - Como os PPR não são todos iguais, escolha o que mais se adequa ao seu perfil de risco. Tendo em conta que os investimentos para a reforma são aplicações de longo prazo, é aconselhado, que os investidores mais jovens possam começar por privilegiar activos de maior risco, e ir diminuindo progressivamente a exposição ao risco à medida que se aproxima a idade da reforma, embora, cada caso é um caso. Por exemplo, se for um investidor com um perfil muito conservador e avesso ao risco, poderá sentir-se mais confortável em aplicar as suas poupanças num PPR de capital garantido. Outros com maior propensão ao risco, mesmo em idades próximas da reforma, poderão preferir os produtos mais expostos ao mercado accionista, preferindo tirar proveito de uma tendência de subida do valor das acções.

# COMPARAÇÃO DOS PRODUTOS - Antes de aceitar qualquer produto proposto pelo seu banco, faça uma avaliação do histórico das rentabilidades desse produto e compare-o com as alternativas disponíveis no mercado (p.ex. produtos com liquidez e riscos semelhantes), fazendo uma melhor análise da capacidade dos gestores em gerar ganhos. No entanto, o valor da rentabilidade não deverá ser o único factor de comparação. Será também necessário comparar as comissões e os custos de gestão cobrados pelas várias instituições, já que estes podem reduzir substancialmente o retorno do dinheiro investido.

# MÚLTIPLAS ESCOLHAS - Apesar dos PPR serem o instrumento que à partida mais se associa à poupança para a reforma, existem outros produtos que podem ser usados para o mesmo objectivo. Nomeadamente, os fundos de pensões abertos e os fundos de investimento [agenda 13.12.2016 (Bancos/Investimentos)] , que acompanham o ciclo da vida dos investidores (os denominados target funds).

  Existem ainda outras alternativas, como os seguros de capitalização (10.12.2016), Certificados de Aforro, ou Bilhetes do Tesouro. O próprio investidor pode construir a sua carteira de activos e ir adaptando ao ciclo de rentabilidade dos mercados ao longo do tempo.


Em agenda:

*As vantagens e as desvantagens dos seguros de capitalização - 15.12.2016 (Seguros)
*Fundos de Investimento - Tudo o que precisa de saber (Bancos/Investimentos) - 13.12.2016 (Bancos/Investimentos)
*Seguros de Vida (Como funciona o Seguro de Vida?) - 14.12.2016 (Seguros)


AGARBCF FinanceCorporate Solutions  ©Copyright  AGARBCF2018 - All rights reserved
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora